6 Dicas para um casamento ao ar livre perfeito

Neste texto, vamos apresentar a você 6 dicas para o casamento ao ar livre perfeito. Um passo a passo que vai facilitar muito o seu trabalho e ajudar a encantar todos aqueles a quem você quer bem. 

Casamento ao Ar Livre

Realizar um casamento ao ar livre está se tornando uma tendência ainda mais forte nesses últimos anos, e claro, uma forma linda, romântica, agradável, e ainda a luz do dia para receber sua família e convidados.

Mas mesmo que pareça mais simples em relação ao casamento tradicional em buffet, casar-se ao ar livre também requer dedicação e organização.

Continue lendo e se surpreenda!

1. Fiquem atentos ao local e ao clima

A cerimônia de casamento ao ar livre requer uma logística detalhada e um conhecimento prévio do ambiente em que a cerimônia vai acontecer. Fique atento a três perguntas que podem salvar a festa:

  • Em qual estação do ano vocês vão se casar?
  • O local é arejado e bem cuidado?
  • A grama está verdinha e aparada?
  • Qual horário foi escolhido para o casamento?
  • Será servido almoço ou jantar?

A estação do ano é importante, pois disso dependem tanto as roupas dos convidados, quanto as dos noivos. E não estou falando apenas do conforto, mas também da harmonização das cores com o ambiente escolhido. 

Por exemplo, um casamento no verão, pela temperatura mais elevada, requer roupas mais leves e com tons mais vivos.

Além disso, é necessário oferecer mais água e, se for o caso, lembrancinhas como leques, lenços e chapéus personalizados. 

Quando falamos de Brasil, pela sua característica de país tropical, não podemos contar com estações do ano tão bem divididas. Por isso, fique de olho no clima e na temperatura da sua região, que podem ser descobertas em sites meteorológicos, como o Climatempo.

Saber desses detalhes podem te ajudar a fazer uma escolha bem assertiva em relação ao período do ano e melhor horário.

2. Alimentos e bebidas devem receber atenção redobrada

Casamento ao Ar Livre

O armazenamento e o manuseio dos alimentos é outra etapa importante que você deve cumprir para realizar o seu casamento ao ar livre.

Saber escolher a comida servida aos seus convidados é o trunfo de um casamento ao ar livre; principalmente se for acontecer no verão. Por isso, fique atento aos refrigeradores colocados no ambiente e não exponha os alimentos muito tempo ao calor.

Casamentos no verão ou na primavera necessitam de bebidas refrescantes. Disponibilize jarras de água nas mesas e outras bebidas leves, como chás e sucos naturais.

O bolo de casamento é outro ponto que precisa de atenção na festa. Para que ele fique impecável no momento certo, coloque-o próximo a uma área ventilada, longe do sol. Apesar da festa ser ao ar livre, é possível manter um controle sobre ele. Gramas, folhas e a poeira devem ser mantidas longe dos alimentos.

3. Cheque sua lista de convidados

Casamento ao ar livre

Ambiente ao ar livre é sinônimo de todo mundo na festa, certo? Errado!

Ainda que você realize seu casamento ao ar livre, é possível encontrar buffets para esse estilo de casamento que contam com ambientes ao ar livre, mesmo sendo fechados.

Se, mesmo assim, você optar por um lugar aberto (que não seja um buffet por exemplo), como uma praia, ou campos públicos, pode ser um pouco mais difícil controlar a entrada de pessoas. Intrusos podem existir e pode ser bem desagradável se isso acontecer.

Por isso, fique atento tanto à sua lista quanto ao seu orçamento, e veja a possibilidade de contratar uma equipe para segurança do seu casamento.

Por isso, aconselhamos que vocês escolham, locais privados, pois terão uma tranquilidade muito maior sobre o controle de pessoas que realmente foram convidados para seu grande dia sem contar com a segurança que é muito importante.

4. Fique atento à decoração

Casamento ao ar livre é sinônimo de descontração. Não é para menos. Nos casamentos ao ar livre conseguimos o melhor de dois mundos: a cerimônia e a natureza, que se torna um elemento indispensável da festa.

Pense em qual ambiente vocês se sentem mais confortáveis: preferem o pôr-do-sol de uma bela praia? Um lindo jardim ao fim de tarde, ou têm um perfil mais aventureiro, para se casar rodeado por montanhas?

Independente do que você escolher, é importante que a decoração se adeque ao ambiente e até mesmo permita o importante papel da presença da natureza. Afinal, o cenário de um casamento ao ar livre não é escolhido sem bons motivos para isso, certo?

Dica:

Uma dica importante é pesquisar inspirações em sites como o Pinterest, e nas redes sociais, como o Instagram.

Muitos casais acabam errando na escolha da decoração por achar que o aspecto mais informal desse tipo de casamento significa um planejamento mais simples. Mas na verdade, se a decoração não for bem planejada, todo o conceito do casamento pode ser bem frustrante.

Uma pergunta que você deve fazer é: Qual o estilo de casamento eu quero? Seja rústico, minimalista, romântico, provençal, simples e até clássico, aquele que você optar precisa combinar com vocês e com a sua personalidade.

A iluminação da festa também é um ponto decisivo para um casamento ao ar livre.

Cerimônias  marcadas para acontecer entre o período da tarde e da noite necessitam de iluminação artificial e a criatividade é sua principal aliada.

Varais de lâmpadas Quermesse, velas ou enfeites luminosos nas árvores, como lanternas, dentre outros tipos de acessórios de iluminação, oferecem um ar mais intimista e aconchegante ao casamento.

Já casamentos matinais têm a seu dispor a beleza do sol para clarear todo o ambiente. Mas, se, mesmo assim, você deseja iluminar algum ambiente, aponte as luzes para os objetos para destacá-los de forma suave.

5. Tenha um plano B

Infelizmente, mesmo que vocês planejem todo o casamento, não é possível controlar o tempo! Por isso, ter um plano B para o seu casamento ao ar livre é uma necessidade. 

Tenha uma solução para lidar com uma possível chuva, por exemplo. Deixar uma área do ambiente onde será o casamento com uma cobertura para um eventual imprevisto como esse.

Se o local escolhido já contar com uma área fechada, fica mais fácil a logistica para combinar com os organizadores a montagem a transferência da decoração para dentro. Acredite: é o tipo de coisa que pode acontecer.

Aparelhos de som não combinam com água: Tenham cuidado com a fiação e com choques!

6. Curta com total intensidade!

Uma das maiores preocupações dos noivos quando estão organizando seu casamento é a preocupação em curtir realmente a festa, e não ficar posando por muito tempo nas fotos oficiais.

Esse também é um grande interesse que temos, que vocês possam curtir ao máximo e que fotos lindas e espontâneas possam ser captadas nesse dia, e vocês realmente sentirem o coração bater mais forte ao relembrar de tudo vendo as fotografias.

Independente se seu casamento iniciar ao ar livre, ainda com luz natural, e entrar pela noite. Sempre estaremos atentos captando toda a emoção desse dia e vivendo esse momento junto com vocês!

Conclusão:

Seguindo essas 6 etapas ,mesmo sabendo que existem muitas outras para um casamento ao ar livre perfeito, espero que sua cerimônia seja regada de amor e que lhe proporcione muitos momentos inesquecíveis!

Quer conferir um lindo casamento ao ar livre? Clique aqui! 🙂

GOSTARIA DE CONVERSAR CONOSCO?

RECEBA SEU ORÇAMENTO AGORA 🙂

6 PASSOS PARA ECONOMIZAR NO CASAMENTO

13/07/2020
Como economizar no casamento? 06 dicas incríveis!

Pré-Wedding – Thayanna e Horácio – Barro Preto

16/05/2020
Uma linda sessão Pré-Wedding na praia do Barro Preto – Ceará

6 Dicas para um casamento ao ar livre perfeito

07/07/2020
Casamento ao ar livre e seu encanto!

Casamento – Julia e Rafael – Seminário da Prainha

07/05/2020
O lindo casamento de Júlia e Rafael. Igreja Seminário da Prainha e Mango Casa de Eventos.